Noblige/Getty Images

Vistas Fantásticas

Árvores altas, cachoeiras despencando de grandes alturas e formações geológicas fascinantes são o belo pano de fundo desse passeio de cinco dias por estradas sinuosas.

Início:Parques nacionais Sequoia e Kings Canyon
Fim:Avenue of the Giants
4 - 6Dias,10Paradas,862Quilômetros
Parques nacionais Sequoia e Kings Canyon
Tom Hilton/Flickr
Chalé Grant Grove
Durk Talsma/Getty Images
Parque nacional de Yosemite
Kodiak Greenwood
Yosemite Valley Lodge
CSondy/Getty Images
Tuolumne Meadows
Ron e Patty Thomas/Getty Images
RESERVA NATURAL ESTADUAL DE TUFA DO LAGO MONO
Sandy L. Kirkner/Getty Images
Emerald Bay
Michele Falzone/Getty Images
Parque nacional vulcânico Lassen
Peter Hagenouw/Getty Images
Mount Shasta
Michael Schober/Getty Images
Avenue of the Giants
Art Wager/Getty Images
Parada 1

Parques nacionais Sequoia e Kings Canyon

47050 Generals Highway, Three Rivers

Famoso pelas sequoias gigantes, montanhas altas, profundos cânions e rios barulhentos, este conjunto de parques oferece muito para se ver, ainda que seja menos conhecido que Yosemite, a 120 quilômetros ao norte. Dentro do Sequoia & Kings Canyon, você encontra o monte Whitney, o mais alto ponto dos Estados Unidos continentais, a 4.417 metros, e o Kings River Canyon, um dos cânions mais profundos da América do Norte. Ainda assim, os parques, e também o Monumento Nacional às Sequoias Gigantes, perto dali, e terras florestais nacionais, são venerados pelas suas enormes sequoias. Graças à árvore General Sherman, o maior ser vivo do mundo, e a suas vizinhas gigantes, observar com admiração as grandes árvores é a atividade mais praticada aqui. A árvore General Sherman mede 31 metros de diâmetro e sobe a 84 metros no céu azul de Sierra. E ainda está crescendo. A cada ano, ela cresce o suficiente para fazer outra árvore de 18 metros. Um galho da General Sherman é tão grande, quase 2 metros em diâmetro, que é maior do que a maioria das árvores a leste do Rio Mississippi.

Portanto, não é surpreendente que a General Sherman atraia uma multidão. Por isso, o parque oferece ônibus gratuitos no verão para dois pontos separados, um acima e outro abaixo desta árvore incrível. Muitos visitantes descem no ponto mais alto e vão a pé para o ponto mais baixo, passando pela General Sherman ao longo do caminho. É o suficiente para uma viagem rápida, mas há muito mais para ver. Fique ainda mais impressionado com as sequoias ao caminhar pela adjacente Congress Trail, um circuito de 3 quilômetros, que passa por dezenas de sequoias com diâmetros do tamanho da sua sala de estar. Os bosques House e Senate, mais dois grupos de sequoias perto do fim da trilha do circuito, são os mais impressionantes, mas outro destaque é a Árvore Washington, que foi por muito tempo considerada a segunda maior árvore do mundo.

A neve do inverno limita significativamente o acesso aos parques; verifique o site antecipadamente para ver detalhes.

Para voltar a Los Angeles, siga para o sul por aproximadamente 3,5 horas. San Francisco está a aproximadamente 4 horas a noroeste.

Parada 3

Parque nacional de Yosemite

Yosemite National Park

Para quem vem do leste, Yosemite se descortina com uma beleza de terras altas, uma terra de penhascos de granito e prados alpinos, como o Tuolumne Meadows, o mais conhecido, com a paisagem infindável de trilhas bem marcadas. De suas margens tranquilas, as trilhas de caminhada vão para todas as direções: para os lagos montanhosos localizados abaixo das espirais dos picos Cathedral e Unicorn, para uma série de cachoeiras ruidosas no rio Tuolumne. O centro de visitantes do pequeno prado, localizado em uma cabana histórica, abriga mostras com foco na geologia, flores e vida selvagem da área.  Seguindo no rumo oeste, você chega ao local que dá nome ao parque, o Vale de Yosemite, onde ônibus circulares levam você a todos os principais lugares.

Primeiro parque nacional da Califórnia e considerado Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1984, Yosemite atrai 4 milhões de visitantes todos os anos, por um bom motivo. Quase do tamanho de Rhode Island e com mais de 284.899 hectares de extensão, o parque é dotado de uma beleza natural inesquecível. Yosemite é repleto de lugares dos quais o parque pode se orgulhar. Mas as cachoeiras merecem um lugar especial. Na lista das 20 maiores cachoeiras do mundo, o Vale de Yosemite emplaca três pontos para Yosemite Falls, Sentinel Fall e Ribbon Fall. A Yosemite Falls detém o incontestável título de maior cachoeira da América do Norte. É desafiador chegar ao topo dos 729 metros de queda. Felizmente, mesmo a vista a partir da base é impressionante: um circuito simples e com cenários deslumbrantes de 1,6 km que deve ser uma visita obrigatória para todos. Uma caminhada fácil de 189 metros na Bridalveil Falls o leva a um ponto de observação abaixo da cascata ondulada. Uma caminhada mais exigente até Vernal Fall e Nevada Fall subindo em degraus de granito leva até a beira de dois declives enormes, onde você pode ver o Merced River inteiro mergulhar na cordilheira rochosa. (Obedeça a todas as sinalizações de segurança e fique atrás das cordas e sinalizações).

De Yosemite, continue para o sul no lado oeste da Sierra, seguindo estradas que mergulham no fértil Vale Central, para sua última parada em parques gêmeos que protegem as maiores criaturas vivas do mundo e um desfiladeiro alpino selvagem e escarpado. 

 

Parada 5

Tuolumne Meadows

7943 Willow St, Wawona

Uma das regiões mais fotografadas de Yosemite, Tuolumne Meadows é um espaço amplo, com relva, cercado por altos domos e picos de granito. Com 2.627 metros de altitude, este prado inexplorado estende-se por mais de 3,2 km ao longo do rio Tuolumne, fazendo deste o maior campo subalpino da Sierra Nevada. De suas margens tranquilas, as trilhas de caminhada vão para todas as direções: para os lagos montanhosos localizados abaixo das colunas dos picos Cathedral e Unicorn, para uma série de cachoeiras estrondosas no rio Tuolumne. O centro de visitantes do pequeno prado, localizado em uma cabana histórica, abriga mostras com foco na geologia, flores e vida selvagem da área. (Note que o acesso ao Tuolumne é limitado; as estradas geralmente fecham devido à neve de meados de novembro até junho.)

Planeje sua visita

Parada 6

RESERVA NATURAL ESTADUAL DE TUFA DO LAGO MONO

US-395, Lee Vining

Nesta reserva no alto deserto, no lado sul de High Sierra, torres de tufa fantasmagóricas arranham as margens de um lago de um milhão de anos.

Aprenda sobre a história natural e humana da Bacia de Mono no centro de interpretação, logo na saída da rodovia U.S. 395, ao norte de Lee Vining e de Tioga Pass (a única rota que vai deste lado das montanhas para Yosemite). Os decks oferecem vistas impressionantes — os picos da Sierra a oeste, os chaparrais no deserto a leste, além do lago em si e da pequena Ilha Wizard, onde as gaivotas-ocidentais e outras aves marinhas fazem seus ninhos. Caminhadas para ver os pássaros são oferecidas às 8h. De sexta a domingo, da metade de maio até o Dia do Trabalho. O centro de visitantes está fechado de dezembro a março.

Explore o habitat ribeirinho do riacho Lee Vining, coberto de obsidiana e pedra-pomes, ou caminhe pela Área Sul de Tufa para ver de perto as torres de tufa formadas pela interação entre as fontes de água doce e o lago ultra-alcalino, que é 2½ mais salgado que o mar. Naturalistas orientam caminhadas livres pela Área Sul de Tufa três vezes ao dia, do fim de junho até o Dia do Trabalho nos EUA (primeira segunda-feira de setembro). Além disso, passeios guiados de caiaque são oferecidos pela Caldera Kayak.

Parada 7

Emerald Bay

1901 Airport Rd, South Lake Tahoe

Ao ver a deslumbrante Emerald Bay, você entende por que Mark Twain afirmou que o lago Tahoe é “a imagem mais bela que a Terra inteira oferece”. O lago principal é azul como o topázio, uma cor decorrente da incrível limpidez e profundidade do Tahoe, mas essa baía um pouco mais rasa, na margem oeste do lago, é de um verde-azulado marcante e belo, ressaltado pelo minúsculo e perfeito ponto da Ilha Fannette — a única ilhota do lago Tahoe — bem no meio da baía. Pegue a saída da Highway 89 e estacione perto de Inspiration Point para apreciar uma das melhores vistas da ilhota, mais de 180 m acima do lago Tahoe. Veja se consegue identificar as ruínas de uma pequena casa de chá feita de pedra, debruçada no topo da ilha. A casa de chá e o castelo de pedra em estilo escandinavo, com 38 quartos, conhecido como Vikingsholm, edificado na margem próxima dali, foram construídos a pedido de Lora Knight, uma mulher extraordinária que se casou com um milionário e, em seguida, usou o dinheiro para custear a educação de jovens que não tinham condições de fazer isso. Saiba mais sobre ela e faça um tour por sua casa ricamente detalhada e feita à mão, uma réplica de um castelo escandinavo do século IX, em passeios oferecidos durante o verão todo — a caminhada do estacionamento até lá certamente vale a pena.

Parada 8

Parque nacional vulcânico Lassen

21800 Lassen Peak Hwy, Mineral

Respiradouros de enxofre fumegantes, poças de lama que respingam, fontes termais ferventes — essas características do Parque Nacional Vulcânico Lassen provam que o nosso planeta é um organismo vivo. Comece pelo extraordinário Centro para Visitantes Kohm Ya-mah-nee e, em seguida, explore algumas atrações interessantíssimas e seguras do parque, como o sítio geotérmico Bumpass Hell (aberto sazonalmente; verifique o site para ver os detalhes). Uma trilha fácil e bem sinalizada passa por fumarolas ruidosas e respiradouros sibilantes (aproximadamente 5 km ida e volta, mas vale a pena). No caminho, uma curta trilha leva até uma deslumbrante paisagem de picos: na verdade, eles são o que resta de um enorme vulcão chamado Mount Tehama, que explodiu há aproximadamente 500.000 anos. O vulcão principal do parque, Lassen Peak, teve a sua última erupção em maio de 1914. Atualmente as coisas já se acalmaram, e as trilhas e vistas permitem que você veja e aprenda sobre atividade vulcânica em segurança. No lado sul do parque, você encontra duas cachoeiras bastante acessíveis: você chega à Kings Creek Falls, com 15 m de altura, descendo um morro e passando por um campo verde e, em seguida, descendo uma escadaria rochosa ao longo do riacho Kings Creek. A cachoeira Mill Creek Falls, com aproximadamente 23 m de altura, cai em um penhasco coberto de musgo (para vê-la, caminhe 2400 m a partir do acampamento sudeste).

Parada 9

Mount Shasta

Mt Shasta

Se o céu estiver sem nuvens, esse pico sempre nevado dominará a vista: é um gigante que se ergue do fundo plano do vale, atingindo impressionantes 4.322 m de altura. Em algumas montanhas, a elevação é gradual. Esta, entretanto, ergue-se das terras planas ao redor com a forma de um cone majestoso tão perfeito que parece irreal. (O famoso naturalista John Muir escreveu que seu “sangue virou vinho” quando ele viu pela primeira vez o pico, majestoso como o monte Fuji.) Somente os mais ousados alpinistas chegam ao cume da montanha. Peça informações sobre serviços de guia na loja ao ar livre The Fifth Season, na cidade de Mt. Shasta, no lado oeste da montanha.

Não é preciso conquistar o pico para curtir esse paraíso alpino. Trilhas fáceis ziguezagueiam por prados repletos de flores silvestres, entrando em florestas calmas. Uma via suave de 3.200 m ao longo do rio McCloud, no lado sul da montanha, leva a três belas cachoeiras — mas a que mais se destaca é Middle Falls. Também há acampamento, cavernas e pesca com fly de excelência mundial. Na maioria dos invernos, pratica-se esqui no Mt. Shasta Ski Park, na encosta ocidental da montanha.

Parada 10

Avenue of the Giants

Avenue of the Giants, Myers Flat

O passeio pela Avenue of the Giants, a avenida dos gigantes, de 50 km, é de cair o queixo. A estrada estreita se estende ao longo de um dos cinturões verdes mais belos da Califórnia, uma floresta pré-histórica com árvores de mais de 2.000 anos de idade. As crianças adoram atravessar a árvore Shrine Drive-Thru Tree, operada por uma empresa privada, e há várias caminhadas breves, perfeitas para as perninhas delas. Dê uma parada no Centro para Visitantes do Parque Estadual de Sequoias Humboldt para adquirir um mapa. Um guarda ajudará você a escolher alguns bosques para explorar ao longo do caminho. A Immortal Tree, árvore imortal, que sobreviveu a inundações e a um raio, e a trilha Founders Grove Nature Trail, onde você pode abraçar um gigante de quase 100 m de altura, estão entre as preferidas.

Planeje sua visita

#ROADTRIPCALIFORNIA

Use a hashtag #ROADTRIPCALIFORNIA no Instagram para que a sua foto apareça na nossa página.

Instantâneo de uma viagem de carro

Saiba mais sobre os locais incríveis dessa viagem de carro. Pronto para planejar a sua viagem? Para começar, imprima o itinerário ou mapeie a sua aventura.

Parada 1Parques nacionais Sequoia e Kings Canyon
47050 Generals Highway, Three Rivers
Parada 3Parque nacional de Yosemite
Yosemite National Park
Parada 5Tuolumne Meadows
7943 Willow St, Wawona
Parada 6RESERVA NATURAL ESTADUAL DE TUFA DO LAGO MONO
US-395, Lee Vining
Parada 7Emerald Bay
1901 Airport Rd, South Lake Tahoe
Parada 8Parque nacional vulcânico Lassen
21800 Lassen Peak Hwy, Mineral
Parada 9Mount Shasta
Mt Shasta
Parada 10Avenue of the Giants
Avenue of the Giants, Myers Flat

Aluguel de Carro e RV

Locadoras de carro e RV confiáveis tornam sua viagem muito mais simples

Avis Rent a Car
Enterprise Rent a Car
Hertz Rent a Car
Budget Rent a Car
Payless Car Rental
Zip Car
Alamo
National
Thrifty
Dollar
Fox Rent a Car
Sixt Rent a Car
Advantage OPCP
Silver Car
E-Z Rent a car
Midway Car Rental
Mex Rent a Car
United Auto Rental
Auto Distributors
Cruise America
El Monte RV

Mais para Descobrir