Jill Richards

Um Giro pela Baía de San Francisco

Esse passeio inclui o melhor da linda Bay Area, com cidades animadas, uma região vinícola premiada e maravilhas naturais notáveis.

Início:Ponte Golden Gate
Fim:San Francisco
1 - 3Dias,13Paradas,213Quilômetros
Ponte Golden Gate
Agustin Rafael C. Reyes/Getty Images
Monumento Nacional de Muir Woods
Adam Hester/Getty Images
Costa Nacional Point Reyes
Anita Ritenour/Flickr
Hog Island Oyster Company
Jack Andersen/Getty Images
Bodega Bay
Alex RC/Getty Images
Napa Valley
Dennis Frates/Alamy
Sonoma County
Karen Wibbs/Getty Images
Six Flags Discovery Kingdom
Cortesia do Six Flags Discovery Kingdom
Berkeley
Galen Rowell/Getty Images
Chez Panisse
Smith Collection/Getty Images
Oakland
Diane Bentley Raymond/Getty Images
San Jose
Alacatr/Getty Images
San Francisco
George Clerk/Getty Images
Parada 1

Ponte Golden Gate

Golden Gate Bridge, Sausalito

Com torres de 227 m de altura, um vão que atravessa a foz da baía de San Francisco, toda pintada de vermelho como um carro de bombeiro, a icônica Ponte Golden Gate é um destino turístico marcante.

Sim, é possível atravessar a ponte de carro, mas ir andando é mais legal (mesmo que você percorra somente parte dela). Pode fazer frio e ventar, principalmente quando a neblina baixa (algo comum no verão). Sendo assim, vista várias camadas de roupa. Atravessar a ponte de bicicleta também é divertido — há várias locadoras (a Blazing Saddles e a San Francisco Bicycle Rentals estão entre as preferidas). A maioria das bicicletas vem com mapas que mostram onde pedalar, saindo de San Francisco, para atravessar a ponte e ir a cidades como Sausalito e Tiburon, no vizinho Marin County. De volta à cidade, há uma simpática loja de presentes e um café. Você pode relaxar percorrendo caminhos que levam ao histórico Forte Point, um posto militar avançado concluído em 1861.

Parada 2

Monumento Nacional de Muir Woods

1 Muir Woods Rd., Mill Valley

O Monumento Nacional de Muir Woods, um dos principais parques de Marin County, protege o que restou das sequoias litorâneas primárias não cortadas na Área da Baía, onde madeireiros desmataram quase que completamente a região por volta do final dos anos 1800. 

Estabelecido originalmente como um marco nacional em 1908 pelo Presidente Theodore Roosevelt, o lugar recebeu seu nome em homenagem ao respeitado naturalista John Muir, que declarou que o lugar era “o melhor marco para amantes de árvores que pode ser encontrado em todas as florestas do mundo”. Até mesmo nos dias mais movimentados de verão, o silêncio aqui é profundo, principalmente se você chegar de manhã bem cedo. Siga calçadões elevados, construídos para proteger a estrutura sensível das raízes das sequoias, para ver as sequoias retas – algumas com mais de um século de idade – alcançando 76 metros de altura. Para uma experiência inesquecível, confira as atividades do parque para fazer uma caminhada guiada ao anoitecer. 

Informação privilegiada: devido ao grande número de visitantes e ao espaço limitado para estacionamento, é necessário fazer reservas de visitas e transporte para visitar Muir Woods. Planeje com antecedência.

Parada 3

Costa Nacional Point Reyes

27000 Sir Francis Drake Blvd, Inverness

Siga a costa, além da ampla Stinson Beach e da reluzente lagoa Bolinas (um ótimo lugar para andar de caiaque e observar pássaros) para chegar a essa península extraordinária. Projetando-se dezenas de quilômetros mar adentro, Point Reyes está repleta de descobertas surpreendentes, como uma vida selvagem espetacular, florestas profundas, penhascos marcantes à beira-mar e praias remotas.

Não importa a época do ano de sua visita, sempre há algo extraordinário para ver e fazer. No inverno, viaje para o extremo do ponto (uma condução leva você os últimos poucos quilômetros) para procurar baleias cinzentas migrando incrivelmente próximas. (Ajuda quando você está nas vias onde elas nadam). Na primavera, caminhe pela trilha até Chimney Rock para ver incontáveis flores selvagens (procure papagaios-do-mar fazendo seus ninhos no penhasco de frente para o mar), ou siga a trilha com íris em ambos os lados para uma rara floresta de pinheiros-do-bispo. No verão, veja a neblina baixar e, em seguida, tome uma xícara de chocolate quente na cidadezinha aconchegante de Point Reyes Station. E no outono, ouça o estranho som dos alces machos; é possível geralmente ver indivíduos ou pequenos rebanhos desses alces nativos na área de preservação de Tomales Point, no extremo do parque.

Para se orientar, dê uma parada no Bear Valley Nature Center, com mostruários apropriados para crianças, mapas e guardas florestais prestativos. A Trilha de Bear Valley, razoavelmente plana e boa para andar, é bastante usada para esticar as pernas ou pedalar.

Sua viagem rodoviária agora vai para o interior para explorar algumas das melhores regiões vinícolas do mundo.

 

Parada 5

Bodega Bay

913 CA-1, Bodega Bay

Essa exótica cidadezinha pesqueira tem um passado interessante e um presente bem animado. Alfred Hitchcock filmou Os pássaros, seu clássico de 1963, aqui e na vizinha Bodega. Muitos turistas vêm à região para ver locais bastante conhecidos do filme, como a Bodega Head, no topo do penhasco, de onde você pode ver paisagens amplas do Pacífico. Bodega Bay tem muitos pássaros em geral, e há três modos diferentes de observar seus amigos de penas — um deles é a Bird Walk Coastal Access Trail. Olhar para o céu é uma mania na cidade: Bodega Bay tem duas lojas de pipas: Second Wind e Candy & Kites. Quantas cidades com população em torno de 1.000 habitantes podem se gabar disso? Dica de profissional: não deixe de aproveitar as opções de mariscos ultrafrescos de Bodega Bay. Se você vir uma mesa livre na Spud Point Crab Company, vá correndo para lá.

Planeje sua visita

Parada 6

Napa Valley

955 School St, Napa

O Vale de Napa reina como a região das grandes propriedades, amplas salas de degustação, cidades pitorescas e resorts elegantes. Localizado a aproximadamente uma hora de San Francisco em sentido norte e com mais de 400 vinícolas, o Vale de Napa é o paraíso dos conhecedores de vinhos, que convida os visitantes a ir além do Cabernet Sauvignon e do Chardonnay, mais característicos da região. A região se orgulha de ter algumas das uvas viníferas mais cobiçadas no mundo todo, incluindo as que são colhidas na To Kalon Vineyard, plantadas na década de 1860, e de oferecer vinhos cult contemporâneos, como o Screaming Eagle e o Harlan Estate. A gastronomia do Vale de Napa também faz muito sucesso, com vários restaurantes que ostentam estrelas Michelin e oferecem pratos à altura das safras que harmonizam com eles.

Parada 7

Sonoma County

The Plaza, Sonoma

Uma boa parte de Sonoma County tem clima de cidade pequena — as várias vinícolas, restaurantes e butiques independentes contribuem para isso — mas, na verdade, o lugar é bem grande. Sonoma, que faz fronteira com a baía San Pablo ao sul, as montanhas Mayacamas a leste e o Oceano Pacífico a oeste, tem 4.579 km² de área. Uma grande parte do território é ocupada por terras agrícolas e vinhedos. A cena enológica é realmente excepcional: há mais de 425 vinícolas no local, que oferecem uma variedade impressionante de varietais, estilos, faixas de preço e terroirs. Provavelmente você não poderá passar por todas as 18 Áreas Viticultoras Americanas daqui. Por isso, comece por algumas delas. Você pode optar pela região de Carneros, uma charmosa denominação de origem que abarca os vales de Napa e Sonoma, produtora de alguns dos vinhos Chardonnay, Pinot Noir e espumantes da região. (Os fãs de espumantes devem visitar a Gloria Ferrer — pelo Blanc de Blancs e pelas paisagens épicas.)

Planeje sua visita

Parada 8

Six Flags Discovery Kingdom

1001 Fairgrounds Dr, Vallejo

Não há como esconder qual é o grande charme dessa atração de sucesso na cidade de Vallejo, na região de East Bay, a leste da baía Antes mesmo de estacionar seu carro, você verá os gigantes loops, espirais e descidas tensas da montanha-russa e dos brinquedos que são a marca registrada do parque, como o Superman Ultimate Flight e a Medusa. Tome sua injeção de adrenalina e então se recolha na beleza calmante do Butterfly Habitat. Quando sua pressão tiver voltado ao normal, assista a espetáculos de entretenimentos de golfinhos e leões-marinhos, veja leões africanos, tigres-de-bengala, tigres-siberianos e leões da montanha em ambientes naturais ou alimente uma girafa.

Para algo mais calmo com a garotada, deixe que eles explorem a Acme Fun Factory, uma casa de atividades com dois andares. Também há uma área de diversões aquáticas apenas para as crianças menores, mais brinquedos e atividades próprias para os pequenos. Para você, considere as experiências de luxo, por exemplo, descobrir como Flipper se sente de fato, em uma interação especial com golfinhos.

Parada 9

Berkeley

2180 Milvia St, Berkeley

Paraíso dos artistas de fundo de quintal e filósofos de cafeteria, Berkeley tem uma profunda relação com o movimento Flower Power das décadas de 1960 e 70. Entretanto, embora a faceta contestadora e defensora da liberdade de expressão continue firme e forte, Berkeley também se orgulha de sua gastronomia, dos vinhos e das cervejas artesanais — afinal de contas, esta é a cidade do lendário Chez Panisse. Além disso, o transporte público é fácil de usar e faz com que San Francisco fique a apenas uma breve viagem de trem, e Berkeley está no alto das listas de lugares para visitar na área da baía. O campus da Universidade da Califórnia em Berkeley, de primeiro nível, contagia a cidade com a sua energia, e alunos do mundo todo dão um toque internacional e intelectual. Será que Berkeley tem muita diversidade? Na University Avenue, a avenida principal, você pode comprar roupas exóticas na Sari Palace, provar comida indonésia no Jayakarta e saborear grãos torrados em casa na Algorithm Coffee Co. Passe no centro de informações para visitantes, um quarteirão ao norte da estação do BART (a central do sistema local de veículo leve sobre trilhos que dá acesso a San Francisco e outras cidades na Área da Baía) no centro de Berkeley.

Planeje sua visita

EM FOCO

Chez Panisse

1517 Shattuck Ave, Berkeley

Faça uma reserva para o almoço no The Café at Chez Panisse (mais informal que o restaurante no andar de baixo, que só abre para o jantar), o estabelecimento lendário criado por Alice Waters, pioneira do movimento que defende a utilização de ingredientes da fazenda para a mesa. Alice Waters, a primeira mulher a ganhar o prêmio James Beard, em 1992, é considerada por muitos como a chef visionária que, com ousadia, mudou o rumo da gastronomia californiana.

Parada 11

Oakland

1 Frank H Ogawa Plaza,, Oakland

Diversa, dinâmica, artística, vanguardista — Oakland vem atraindo muitos jovens moradores locais que, seduzidos pela vibe, passaram a morar nos apartamentos e condomínios do centro da cidade. Com eles, vieram os bares que servem café single-pour, os cafés, as galerias e as baladas. Os custos mais baixos na parte leste da baía também atraíram os chefs, tanto os grandes nomes já estabelecidos como os novos gênios da cozinha, que abriram restaurantes aqui, em ambientes que vão da extravagante Art Deco (Flora) ao chique "hipster" moderno (Plum).

Localizada na ponta da Baía de San Francisco, a convidativa Jack London Square combina diversão ao ar livre com ambientes fechados. A praça leva o nome do intrépido aventureiro e autor de O chamado selvagem e O lobo do mar, um livro supostamente inspirado nas histórias dos frequentadores do lendário — e ainda em funcionamento Heinhold’s First and Last Chance Saloon. Perto da entrada inclinada da histórica cisterna, os braços do relógio da parede não se movem desde 18 de abril de 1906, quando um enorme terremoto atingiu a área da baía e balançou tanto o prédio que o relógio parou de funcionar. Acomode-se e converse com quem estiver a seu lado; nunca se sabe que histórias você pode ouvir aqui.

Mas deixe para visitar esse bar histórico mais para o fim da tarde. Quando o sol está no céu brilhando, reme com um caiaque no adjacente Estuário de Oakland, especialmente ativo durante a migração de pássaros do outono. Depois de remar, passeie na praça para visitar lojas ou faça um tour por dois navios históricos: o Lightship Relief, um farol flutuante que auxiliou a navegação em vários pontos do litoral dos EUA de 1951 a 1974, e o USS Potomac, o iate histórico do presidente Franklin Delano Roosevelt (informe-se sobre cruzeiros na baía). Aproveite as opções gastronômicas convidativas, como o Baia, com as suas massas orgânicas ou o bolo benedict de carne de caranguejo no brunch do Oakland Grill. Os mercados dos fazendeiros e os filmes ao ar livre acrescentam ao toque de vizinhança da praça Jack London.

Parada 12

San Jose

200 E Santa Clara St, San Jose

Centro do extremamente próspero e tecnológico Vale do Silício, San José tem muitos destinos turísticos que valem a visita, como o The Tech Museum, com atividades práticas, e o leve e arejado San Jose Museum of Art (Museu de Arte de San Jose). O SAP Center, palco de grandes artistas e casa do time de hóquei San Jose Sharks, é um moderno palácio de vidro.

Conheça as raízes étnicas impressionantes e a riqueza agrícola de San José no amplo campo do History San José.

O Tech Museum of Innovation, "The Tech" para os íntimos, faz um ótimo trabalho ao criar uma experiência divertida de laboratório e aprendizagem para curiosos de todas as idades. Mergulhe em exibições interativas mostrando o poder de tecnologias que vão de robôs, passam por divisão do gene, e chegam a energias alternativas.

Para viver a experiência de compras mais luxuosa da cidade, visite o Santana Row, um estiloso shopping center ao ar livre. É o tipo de lugar onde é fácil ficar perambulando por horas, sentar-se em um banco para conferir as suas compras e apreciar os croissants frescos da Cocola. Para terminar, por que não se permitir o maior dos luxos do Vale do Silício, personalizando o seu carro totalmente elétrico na loja da Tesla no Santana Row?

Parada 13

San Francisco

San Francisco

Famosa por edifícios majestosos como grandes damas da era vitoriana, bondes clássicos, diversidade dinâmica, culinária com estrelas Michelin que dita tendências, uma linda orla e sua ponte vermelha suspensa sobre as águas, San Francisco, a “Cidade da Baía”, tem de tudo e é simplesmente imperdível.

Faça o trajeto de ida e volta na ponte Golden Gate de bicicleta e, em seguida, explore o luxuoso Presidio, uma antiga base militar que agora é um parque, ou siga para o parque Golden Gate para visitar museus e remar no lago Stow, uma joia escondida. Siga pelo caminho plano do Embarcadero até o movimentado Ferry Building Marketplace, o Museu de Ciência e Aprendizagem Exploratorium e o colorido Fisherman’s Wharf.

Vá de bonde até as lojas sofisticadas da agitada Union Square e faça uma pausa para saborear os doces italianos de confeitaria e o cappuccino da Emporio Rulli, que fica na própria praça. À noite, você pode curtir um show no distrito dos teatros. Para aproveitar melhor a vida noturna e as opções de jantar, passeie pela Valencia Street, na Mission, um polo eclético e moderno de restaurantes e bares, e prove os fantásticos sorvetes no fim da noite na Bi-Rite Ice Cream.

vídeo

Ponte Golden Gate: cinco coisas interessantes

#ROADTRIPCALIFORNIA

Use a hashtag #ROADTRIPCALIFORNIA no Instagram para que a sua viagem apareça na nossa página.

Instantâneo de uma viagem de carro

Saiba mais sobre os locais incríveis dessa viagem de carro. Pronto para planejar a sua viagem? Para começar, imprima o itinerário ou mapeie a sua aventura.

Parada 1Ponte Golden Gate
Golden Gate Bridge, Sausalito
Parada 2Monumento Nacional de Muir Woods
1 Muir Woods Rd., Mill Valley
Parada 3Costa Nacional Point Reyes
27000 Sir Francis Drake Blvd, Inverness
Parada 5Bodega Bay
913 CA-1, Bodega Bay
Parada 6Napa Valley
955 School St, Napa
Parada 7Sonoma County
The Plaza, Sonoma
Parada 8Six Flags Discovery Kingdom
1001 Fairgrounds Dr, Vallejo
Parada 9Berkeley
2180 Milvia St, Berkeley
Parada 11Oakland
1 Frank H Ogawa Plaza,, Oakland
Parada 12San Jose
200 E Santa Clara St, San Jose
Parada 13San Francisco
San Francisco

Locações de carros e trailers

Locadoras de carros e trailers confiáveis facilitam muito sua viagem

Avis Rent a Car
Enterprise Rent a Car
Hertz Rent a Car
Budget Rent a Car
Payless Car Rental
Zip Car
Alamo
National
Thrifty
Dollar
Fox Rent a Car
Sixt Rent a Car
Advantage OPCP
Silver Car
E-Z Rent a car
Midway Car Rental
Mex Rent a Car
United Auto Rental
Auto Distributors
Cruise America
El Monte RV

Mais para explorar