Manuel Sulzer/Getty Images

Tioga Pass

Esse é o seu ingresso para os majestosos picos de granito, lagos azul-cobalto e paisagens alpinas incomparáveis do Parque Nacional Yosemite.

Início:Vale de Yosemite
Fim:Lee Vining
1 - 3Dias,11Paradas,84Quilômetros
Vale de Yosemite
James O'Neil/Getty Images
Posto de gasolina Crane Flat
Bosque de sequoias gigantes em Tuolumne
Javen Lin/Getty Images
White Wolf Lodge
Danita Delimont/Alamy
Lago May e Monte Hoffmann
E+/Getty Images
Acampamento May Lake High Sierra
E+/Getty Images
Olmsted Point
Ji-fang Zhang/Getty Images
Lago Tenaya
Tom Grubbe/Getty Images
Tuolumne Meadows
Ron e Patty Thomas/Getty Images
Tuolumne Meadows Grill & Store
Westend61/Getty Images
Lee Vining
Kevin Delgado/Getty Images
Parada 1

Vale de Yosemite

9035 Village Dr, Yosemite Valley

Com 11 km de comprimento e 1600 metros de largura em seu ponto mais largo, o Vale de Yosemite é uma mistura de grandes penhascos de granito, cachoeiras e campos verdejantes cortados pelo límpido rio Merced. No vale há lugares famosos no mundo todo, como a Yosemite Falls — a cachoeira de queda livre mais alta da América do Norte — cuja torrente espumante de três níveis chega a quase 800 m de corredeira vertical. Também há o icônico Half Dome, a formação de granito mais característica de Yosemite. Com três lados lisos e redondos e uma íngreme face vertical, o topo descoberto do domo parece ter sido cortado ao meio. O altíssimo monólito de El Capitán ergue-se 1.095 metros acima do solo do vale. É “o maior monólito de rocha granítica do mundo”, um desafio irresistível para os escaladores mais audaciosos. O Vale de Yosemite também tem uma grandiosidade criada por mãos humanas, como o Marco Histórico Nacional Majestic Yosemite Hotel. Essa joia arquitetônica da década de 1930 é adornada com enormes vigas de madeira com desenhos em estêncil aplicados manualmente, lareiras de arenito e vitrais cheios de detalhes.

Parada 3

Bosque de sequoias gigantes em Tuolumne

Tuolumne Grove of Giant Sequoias, Yosemite Valley

Um dos três bosques de sequoias gigantes do Parque Nacional Yosemite, o bosque Tuolumne é acessível pela extremidade leste da Tioga Pass Road por meio de uma caminhada de 1600 m morro abaixo em uma estrada pavimentada antiga. (Guarde energia para a subida da volta.) O bosque tem cerca de 25 sequoias gigantes maduras, rodeadas pelas copas de cedros-do-incenso-da-califórnia, cornisos e pinhos-do-açúcar. Esses titãs botânicos ancestrais são uma atração imperdível para os visitantes de Yosemite que passam pela estrada Tioga Pass Road. Incremente a sua conta no Instagram com algumas fotos do Dead Giant, o gigante morto — um toco de sequoia com 7,62 m de altura onde foi escavado um túnel que você pode atravessar. O túnel foi escavado no toco em 1878, para permitir a passagem de carroças e, posteriormente, automóveis. Para se isolar em meio à tranquilidade das árvores, visite o bosque de manhã bem cedo ou, melhor ainda, venha no inverno para andar com sapatos para neve e ver as sequoias gigantes coroadas de branco. (Ao contrário da maioria dos destinos na Tioga Pass Road, o bosque Tuolumne Grove fica acessível durante o ano inteiro.)

Planeje sua visita

    Parada 5

    Lago May e Monte Hoffmann

    Mount Hoffmann, Yosemite Valley

    Fazendo essa caminhada tranquila perto da Tioga Pass Road, você terá uma ideia de como são as terras altas de Yosemite. Até mesmo crianças pequenas conseguem caminhar os quase 2 km até o lago May, um lago alpino delimitado por um anel de granito que forma um círculo perfeito a 2.834 m de altitude. A trilha começa em Snow Flat, quase 20 km a oeste de Tuolumne Meadows, e sobe por um caminho com pinheiros-negros até chegar às margens do lago azul, aos pés do monte Hoffman, com 3.307 m de altura. As barracas brancas do Acampamento May Lake High Sierra — um tipo de hospedagem maravilhosamente rústica com beliches, refeições e chuveiros — ficam na margem sul do lago May. A água é gelada demais para a natação, mas vale a pena molhar os pés e depois tomar sol na montanha. Quer ver mais dessas majestosas terras altas da Sierra? É só seguir a trilha ao longo da margem noroeste até o cume do monte Hoffmann. É uma caminhada íngreme que ganha 457 m de altitude em mais 3.200 m, mas a vista espetacular vale a pena.

    Planeje sua visita

      Parada 7

      Olmsted Point

      Olmsted Point, Yosemite Valley

      É impossível não se surpreender com a paisagem extraordinária de Olmsted Point, em Yosemite. Ancorado pelo perfil característico do rochedo Half Dome, esse panorama incrível do cume da Sierra engloba um rochedo granítico ancestral escavado e burilado por geleiras. O enorme e cinzento Clouds Rest, com 3.026 m de altura, e as altíssimas paredes do cânion de Tenaya ficam plenamente visíveis, assim como dezenas de marcos mais famosos de Yosemite. É possível chegar dirigindo até esse ponto — fica a alguns quilômetros a oeste de Tuolumne Meadows na Tioga Pass Road — mas não deixe de descer do carro. Caminhe pela trilha informativa de aproximadamente 400 m, que passa por rochas polidas pela geleira. O nome Olmsted Point é uma homenagem a Frederick Law Olmsted, um dos primeiros conservacionista de Yosemite e o paisagista do Central Park de Nova York, e também a seu filho, Frederick Law Olmsted Jr., que atuou no planejamento do Parque Nacional de Yosemite.

      Planeje sua visita

        Parada 8

        Lago Tenaya

        Visitor Center Dr, Lee Vining

        Uma das mais belas atrações da estrada Tioga Pass Road fica a apenas alguns metros da pavimentação localizada a aproximadamente 10 km a oeste de Tuolumne Meadows. O reluzente Lago Tenaya ocupa uma bacia de granito, com as suas águas cor de safira ondulando perto da borda da rodovia por quase 1600 m. Estacione o carro na borda leste do lago de aproximadamente 61 hectares e dê um passeio em sua praia de areias brancas. A água é muito fria para nadar, mas a praia é um ponto perfeito para observar os alpinistas escalando os domos de granito perto dali. (A Yosemite Mountaineering School oferece aulas diárias de alpinismo e escaladas guiadas para todos os níveis de capacidade.)

        Planeje sua visita

          Parada 9

          Tuolumne Meadows

          7943 Willow St, Wawona

          Uma das regiões mais fotografadas de Yosemite, Tuolumne Meadows é um espaço amplo, com relva, cercado por altos domos e picos de granito. Com 2.627 metros de altitude, este prado inexplorado estende-se por mais de 3,2 km ao longo do rio Tuolumne, fazendo deste o maior campo subalpino da Sierra Nevada. De suas margens tranquilas, as trilhas de caminhada vão para todas as direções: para os lagos montanhosos localizados abaixo das colunas dos picos Cathedral e Unicorn, para uma série de cachoeiras estrondosas no rio Tuolumne. O centro de visitantes do pequeno prado, localizado em uma cabana histórica, abriga mostras com foco na geologia, flores e vida selvagem da área. (Note que o acesso ao Tuolumne é limitado; as estradas geralmente fecham devido à neve de meados de novembro até junho.)

          Planeje sua visita

          Parada 11

          Lee Vining

          Lee Vining

          O que aguarda você na extremidade leste da Tioga Pass Road em Yosemite, de gelar a espinha, é a cidadezinha de Lee Vining, cheia de sálvia do deserto, que é o portal de acesso norte à Serra Oriental. Com menos de 8.000 habitantes fixos, a cidade tem exatamente o que os viajantes com destino a Yosemite precisam — vários motéis, restaurantes, postos de gasolina e lojas. Além disso, é a cidade do espetacular lago Mono, um lago salino ancestral que atrai fotógrafos e amantes da natureza e é um grande ponto de parada para aves migratórias. O centro para visitantes da região, Mono Basin Scenic Area Visitor Center, postado em uma colina acima do lago, é ótimo para se informar sobre as opções de diversão. No meio do centro da cidade, a Mono Lake Committee’s Information Center and Bookstore tem uma seleção impressionante de livros difíceis de encontrar sobre Yosemite e a Serra Oriental e oferece informações sobre a história e as características diferenciadas do lago Mono. O vizinho Latte Da Coffee Café serve um café expresso de primeira (que fica ainda melhor quando é saboreado em meio às flores do jardim nos fundos). Para almoçar, jantar e ouvir música ao vivo, o lugar certo é o Whoa Nellie Deli, dentro do Tioga Gas Mart.

           

          #ROADTRIPCALIFORNIA

          Use a hashtag #ROADTRIPCALIFORNIA no Instagram para que a sua viagem apareça na nossa página.

          Instantâneo de uma viagem de carro

          Saiba mais sobre os locais incríveis dessa viagem de carro. Pronto para planejar a sua viagem? Para começar, imprima o itinerário ou mapeie a sua aventura.

          Parada 1Vale de Yosemite
          9035 Village Dr, Yosemite Valley
          Parada 3Bosque de sequoias gigantes em Tuolumne
          Tuolumne Grove of Giant Sequoias, Yosemite Valley
            Parada 5Lago May e Monte Hoffmann
            Mount Hoffmann, Yosemite Valley
              EM FOCOAcampamento May Lake High Sierra
              May Lake, Yosemite Valley
                Parada 7Olmsted Point
                Olmsted Point, Yosemite Valley
                  Parada 9Tuolumne Meadows
                  7943 Willow St, Wawona
                  Parada 11Lee Vining
                  Lee Vining

                  Locações de carros e trailers

                  Locadoras de carros e trailers confiáveis facilitam muito sua viagem

                  Avis Rent a Car
                  Enterprise Rent a Car
                  Hertz Rent a Car
                  Budget Rent a Car
                  Payless Car Rental
                  Zip Car
                  Alamo
                  National
                  Thrifty
                  Dollar
                  Fox Rent a Car
                  Sixt Rent a Car
                  Advantage OPCP
                  Silver Car
                  E-Z Rent a car
                  Midway Car Rental
                  Mex Rent a Car
                  United Auto Rental
                  Auto Distributors
                  Cruise America
                  El Monte RV

                  Mais para explorar