Beach
Lori Branham/Flickr

12 Praias Excelentes para Crianças

Areia, água e crianças — é uma combinação natural para uma fácil diversão em família. Esta dúzia de praias têm características indicadas para famílias, como águas calmas para nadadores mirins, piscinas de maré para exploradores intrépidos, espaço de piquenique para reuniões, pântanos com pássaros e borboletas e, em alguns casos, vendedores para comprar alimentos para passar o dia. Muitas dessas praias são parques estaduais — assegure-se de verificar o horário de funcionamento e o período em que estão abertos antes de ir.

12 Praias Excelentes para Crianças HeartsDesireBeach_CurtisBrown_Flickr_1280x642
Curtis Brown/Flickr

Heart's Desire Beach

Heart's Desire Beach
Águas calmas e rasas em uma enseada protegida de Point Reyes

Esta enseada escondida, no lado leste da Costa Nacional Point Reyes (Point Reyes National Seashore), fica de frente para a calma e protegida Tomales Bay e as colinas de Marin County. As crianças adoram o riacho sazonal de água fresca que corre pela floresta até a baía, e a praia de longa faixa de areia. Os pais adoram a ausência de ondas e a inclinação gentil da água. 

Heart’s Desire Beach é excelente para passear e nadar, na água da baía que, ainda que não seja quente, certamente é menos fria que a água do Pacífico, logo ao lado. Trilhas levam a diversas praias vizinhas. Note que este é um lugar popular, com vagas de estacionamento limitadas, que tendem a se esgotar rapidamente em feriados e finais de semana, então se você puder dividir um carro com outros membros da família, faça-o. 

Dica: Planeje-se para combinar tudo com outras pessoas antes de ir para o parque; os celulares não funcionam bem no local, o sinal aparece apenas em alguns pontos.

12 Praias Excelentes para Crianças CarmelBeach_Sunset_1280x642
Gautam Dogra/Flickr

Carmel Beach

12 Praias Excelentes para Crianças vca_maps_centralcoast
Carmel Beach
Passeie pela duna de areia branca

Com sua areia cor de açúcar e paisagem idílica, com árvores ciprestes esculpidas pelo vento e elevações cobertas por pitorescas casas com vistas de bilhões de dólares, esta longa duna com cerca de 2 quilômetros de comprimento é um ótimo lugar para relaxar e brincar. As crianças adoram construir castelos de areia logo diante de surfistas ou mergulhar nas ondas, geralmente dóceis (a título de informação, a água é bastante fria, pairando abaixo de 15,5°C, mesmo no verão). 

Carmel Beach não é apenas um paraíso para as pessoas. Essa é também uma zona de diversão canina, essa praia aberta aos cães fica cheia de donos atirando bolas de tênis e brincando com seus amigos peludos. Pode ter neblina por aqui, especialmente de maio a agosto, mas espere um pouco, pois muitas vezes o sol acaba aparecendo. Os dias de outono e inverno geralmente são claros, nítidos e bonitos. Estacionar, especialmente durante o verão e nos fins de semana, pode ser um desafio, já que o estacionamento oficial não é tão grande. 

Mais ao sul, Carmel River State Beach é uma opção mais isolada, com dunas de areia como seda e uma série de aves marinhas, incluindo o maçarico-marmóreo, pelicanos marrons, o maçarico-branco e o black ostraceiro (veja se você consegue avistá-los com seus longos bicos vermelhos como um carro de bombeiros).

12 Praias Excelentes para Crianças T3_NaturalBridges-VadimKurland_1280x642
Vadim Kurland/Flickr

Natural Bridges State Beach

12 Praias Excelentes para Crianças vca_maps_sfbayarea
Natural Bridges State Beach
Veja uma notável formação rochosa e observe borboletas monarca.

Com a marca registrada de sua ponte natural que se estende um pouco além da praia, cercado por dezenas de barulhentos pelicanos e de corvos-marinhos agitando as asas, este parque à beira-mar torna-se um destino bonito e animado. Junte a isso campos próximos com trilhas cheias de curvas por entre altas margaridinhas — que atraem mais de 100.000 borboletas-monarca anualmente (geralmente de outubro a fevereiro) — e temos um cenário perfeito para um aspirante a naturalista.

As crianças podem passar horas brincando nas piscinas, esperando alguma criatura interessante sair do mar. 

As pontes naturais também têm excelentes piscinas naturais, cheias de anêmonas coloridas, estrelas do mar, caranguejos eremitas e outras descobertas fascinantes. As crianças podem passar horas apenas olhando as piscinas, esperando alguma criatura marinha interessante aparecer. A areia fina é perfeita para fazer esculturas à beira-mar, e o espaço imensamente aberto é ótimo para empinar pipas. Faça um piquenique na praia, ou use as churrasqueiras que ficam em uma área separada abrigada entre eucaliptos e pinheiros.

12 Praias Excelentes para Crianças T4_Arroyo_DamianGadal_1280x642
Damian Gadal/Flickr

Arroyo Burro Beach

12 Praias Excelentes para Crianças vca_maps_centralcoast
Arroyo Burro Beach
Sinta-se um local nesta joia popular e agradável à beira-mar

O apelo especial para crianças desta praia, também conhecida como Hendry's Beach, vai além da paisagem pitoresca. Segura para nadar, apropriada para surfistas iniciantes e lugar de pesca, tem ainda trilhas para explorar e o Watershed Resource Center, com programas educacionais que destacam a importância de proteger as praias e a costa da Califórnia.

Depois de brincar um pouco na areia brilhantemente ensolarada, descanse na área de piquenique e playground à sombra. Mamãe e papai podem anotar a sugestão (e talvez marcar um encontro) para voltarem ao Boathouse Restaurant, para tomar uma Blood Orange Margarita ou um Honeycomb Mojito, seguido por frutos do mar ultrafrescos.

12 Praias Excelentes para Crianças T5_SF_CrissyField_Seeff_1280x642
Crissy Field by Tai Power Seeff

Crissy Field

12 Praias Excelentes para Crianças vca_maps_sfbayarea
Crissy Field
Curta o visual da Golden Gate nesta mistura de praia, alagado e área para piquenique

A ação nunca para em Crissy Field. As crianças e os cães (eles podem passear soltos aqui) correm para a convidativa margem da Baía de San Francisco, ou a garotada empina pipas aproveintando o agitado vento que sopra pela vizinha Golden Gate Bridge. Kite surfers também partem da praia para pegar o vento local. Surfistas experientes pegam onda sob a Ponte Golden Gate, na vizinha Fort Point. Corredores e ciclistas passam por famílias que fazem piqueniques na grama, e as crianças brincam de pega-pega e dão estrelas em gramados espaços abertos.

É difícil acreditar que isso foi já uma pista de pouso pavimentada para The Presidio, uma grande base do exército que foi transformada em um parque nacional. Agora, Crissy Field é um lugar perfeito para ver a Ponte Golden Gate e Alcatraz, apreciar barcos a vela e navios passando no horizonte, enquanto se toma um chocolate ou um café com leite no Warming Hut Cafe ao lado.

12 Praias Excelentes para Crianças VCW_D_SDcity_T2_Coronado_sized
Dave Lauridsen

Coronado

San Diego County em um mapa da Califórnia
Coronado
Explore o Del e tenha uma dose do charme de uma cidade pequena

Um refúgio que fica bem próximo à cidade, a bela comunidade da Ilha de Coronado é como um enclave privado com praias perfeitas, como a Coronado Beach, ideal para famílias. Além da areia macia, o que há de mais precioso na ilha é o Hotel Del Coronado, construído em 1888 e ornado com torres semelhantes às de castelos, de um castanho avermelhado. Explore o lobby e os andares por conta própria, ou participe de um passeio guiado oferecido pela Associação Histórica de Coronado; professores compartilham pormenores sobre a notável história e lista de hóspedes do Del (que inclui Marilyn Monroe, que estrelou, junto com o hotel, a comédia Quanto mais quente melhor). O Del também serve um suntuoso brunch de domingo, e o bar Babcock & Story é ótimo para tomar uma cerveja artesanal com vista para o Pacífico. Não muito longe do Del, o Loews Coronado Bay Resort fica na sua própria península de 6,07 hectares e é famoso pelos esportes aquáticos e por ser um local onde os cachorros são muito bem aceitos.

A pequena ilha, alcançada pela arqueada ponte Coronado Bridge, é fácil de ser explorada de bicicleta. Alugue uma bicicleta da Holland's Bicycles para pedalar passando por elegantes mansões à beira-mar e jardins bem cuidados ou visite a Orange Avenue, repleta de lojas, restaurantes, galerias e teatros. Você encontra mais lojas e galerias de arte na Ferry Landing. Além disso, restaurantes como Il Fornaio Coronado e o Peohe’s têm vistas amplas do horizonte do centro de San Diego ao longo da Baía de San Diego.

Dica de viagem: pode haver engarrafamentos na ponte San Diego-Coronado, principalmente em fins de semana no verão. A Flagship Cruises leva você em balsas que saem da Ferry Landing, do outro lado da baía, e vão até o Embarcadero. Taxis aquáticos também são disponibilizados.

12 Praias Excelentes para Crianças SilverStrand_awnisALAN_1280x642
Alan Awnis/Flickr

Silver Strand State Beach

Silver Strand State Beach
Um playground marinho em águas protegidas

O amplo mar com ondas quebrando no Pacífico de um lado; uma doce curva de areia ao redor de águas mais quentes e calmas do outro. E, entre elas, muito espaço para correr, a chance de tentar surfar ou fazer uma fogueira na praia com sua família. 

As crianças adoram brincar ao redor de Silver Strand, o lado calmo da Baía de San Diego, conhecida como Crown Cove. Do lado do Pacífico, a Coronado Surfing Academy dá aulas de como se equilibrar sobre as ondas.

Note que o acesso para o lado da baía é feito por túneis; esteja preparado para levar suas coisas do grande estacionamento até a praia, se for onde você quiser relaxar. Uma vez lá, há gazebos, churrasqueiras, mesas de piquenique e covas para fazer fogueiras. Um café ao lado da praia abre nos fins de semana do verão; você também pode alugar pranchas de body boarding para deixar as crianças brincando alegremente na água por horas.

 

12 Praias Excelentes para Crianças VCW_SD_D_T5_La Jolla_kayakers_lauridsen_140618_563-sized_0
La Jolla

La Jolla

La Jolla
Encontre algo para todos nesta multifacetada joia à beira-mar

Embora seja, tecnicamente, parte de San Diego, a comunidade de La Jolla parece um destino por si só: você pode facilmente passar alguns dias neste enclave e ter uma experiência completa do sul da Califórnia – acompanhada de hotéis, lojas e cafés que transmitem uma vibe sofisticada.

Para iniciantes, La Jolla (pronuncia-se la ROIA) tem uma posição privilegiada na costa de San Diego. Localizada há cerca de 20 minutos do centro da cidade, La Jolla é o lar de enormes praias de areia branca - La Jolla Shores -, com surfe, mergulho e paisagens feitas para o pôr do sol, além de um playground para as crianças. Entre na água com um dos operadores locais, como La Jolla Kayak ou San Diego Bike and Kayak Tours e curta os habitantes marinhos como os coloridos garibaldis a inofensivos tubarões leopardos. Para ver outros animais aquáticos enquanto estiver na ilha, explore o Birch Aquarium, afiliado à famosa Instituição de Oceanografia Scripps, ou curta a praia conhecida como The Children’s Pool e observe a enorme comunidade de focas.

As focas vivem próximas ao coração de La Jolla, as áreas montanhosas da aldeia conhecida como The Cove e Bird Rock. O oceano ainda pode ser visto entre as lojas, restaurantes e lugares para se hospedar como o La Valencia Hotel, em estilo mediterrâneo que, uma vez, abrigou soldados da Segunda Guerra Mundial prestes a embarcar, assim como celebridades de Hollywood, Gregory Peck. Compre nas boutiques luxuosas nas redondezas da Girard Avenue e Prospect Street, ou jante no adorável George’s at the Cove, no natural WhisknLadle, tacos coloridos no Puesto, ou frutos do mar no Nine-Ten. Não perca as atrações culturais como a unidade de La Jolla do Museu de Arte Contemporânea de San Diego,  Warwick’s (a livraria familiar mais antiga do país), ou as galerias de arte locais como a Legends Gallery, onde você poderá ver pinturas de Theodore Geisel, residente de longa data de La Jolla, mais conhecido como Dr. Seuss. (Dica: conheça a flora local de La Jolla para entender o que inspirou as caprichosas árvores e plantas de Seuss).

Algumas paradas obrigatórias em La Jolla vão além de The Cove. The Martine Room, em La Jolla Shores, oferece brunchs incríveis na maré alta, quando as ondas altas quebram na janela de vidro ao seu lado enquanto você come. Ao Norte, vá ao campo de golfe de Torrey Pines (que sediará novamente o U.S Open em 2021), próximo ao suntuoso Lodge at Torrey Pines. Ou veja uma futura estrela da Broadway na La Jolla Playhouse (co-fundada por Gregory Peck, em 1947), o lugar onde nasceu o musical Jersey Boysand Come From Away. Outra ótima opção: caminhe pelas trilhas com vista para o oceano na Reserva Natural Estadual de Torrey Pines, na sombra dos raros pinheiros de agulha longa mas que são comuns nessa região do Golden State.

12 Praias Excelentes para Crianças SantaMonicaPier_1280x642_1

Píer e Praia de Santa Monica

12 Praias Excelentes para Crianças vca_maps_losangeles
Píer e Praia de Santa Monica
Um clássico de 1909 e sua areia dourada

Faça um passeio ao longo do exclusivo cais de Santa Monica ao entardecer, com aquele grande sol afundando no Pacífico, e provavelmente você terá a impressão de que não dá para ficar melhor que isso. Mas espere, pode. Bem aqui. Para começar, há um parque de diversões no cais chamado Pacific Park, com montanhas-russas que não são tão assustadoras e brinquedos clássicos de parques de rua, em uma mistura agradável mesmo para os pequenos. E há vistas incomparáveis do alto da roda gigante movida a energia solar. Nos fins de semana, é possível participar de passeios históricos a pé, de graça, para saber mais sobre o píer, que data de 1909. Depois, há aqueles prazeres simples, como um shake cremoso ou um colar de conchas, em barracas de lanches e lojas de quinquilharias ao longo do píer. E há os pescadores locais que adicionam cor à cena. Fique por ali um tempo e você provavelmente ouvirá alguma história fabulosa ou assistirá a alguns peixes escorregadios sendo fisgados. Descubra os tipos de peixes indo debaixo do cais (diretamente abaixo do carrossel de madeira da virada do século 20), ao convidativo Santa Monica Pier Aquarium, com cerca de 100 espécies de peixes e animais aquáticos e muitas exposições educativas para a família.

E, claro, tem a praia: uma ampla extensão de areia contornando o litoral por 6 quilômetros. Para fazer seu uso completo, explore o mar em um paddleboard (há vários para alugar e aulas disponíveis) ou seja um VIP e desfrute dos serviços oferecidos pelos mordomos de praia do Perry's

12 Praias Excelentes para Crianças VCW_D_SantaBarbara_Hero_CC_SBarbaraPier_KG_1280x642
Kodiak Greenwood

East Beach e Stearns Wharf

12 Praias Excelentes para Crianças vca_maps_centralcoast
East Beach e Stearns Wharf
Passeie ao longo de um cenário histórico de frente para o mar em Santa Barbara

Além de ser o lugar mais visitado de Santa Barbara, o Stearns Wharf dá um novo significado à fresca comida do mar: os pescadores vendem o que pescam diariamente no porto, e pedir uma rodada do autêntico peixe com batatas é uma obrigação. No píer, curta a vista do cais histórico, construído em 1872, antes de deixar as crianças visitarem as muitas lojas para escolherem bugigangas e souvenirs. 

Junte-se aos moradores e alugue uma bicicleta ao longo da famosa praia ou faça pose para selfies em frente à icônica estátua de golfinho na base do píer. Este também é um ótimo lugar para praticar stand up paddle, com aluguel disponível em várias empresas, incluindo a Santa Barbara Adventure Company, que também oferece passeios guiados de caiaque. East Beach é perfeita para famílias: a areia é fofa e convidativa. E o surfe é tranquilo. Também é um ponto importante se você gosta de arte. Os artistas locais exibem e vendem suas obras aqui, aos domingos.

12 Praias Excelentes para Crianças VC_TheLostBoysSantaCruzTour_SantaCruzBeachBoardwalk_RM_D954X0_1280x640_0
Rebecca Stunell/Alamy

Calçadão de Santa Cruz Beach

12 Praias Excelentes para Crianças vca_maps_sfbayarea
Calçadão de Santa Cruz Beach
Passe o dia neste charmoso lugar à beira-mar

Praia ampla e ondas incríveis sempre são convidativas; adicione um calçadão animado com brinquedos, jogos e música. Bem, como você poderia recusar? Poucas pessoas o fariam. Esse calçadão à beira-mar é um ritual de verão para inúmeras famílias californianas, maneira sensacional de brincar e relaxar, bem ao espírito dos habitantes locais. Embora haja muitas atrações ao longo do histórico calçadão, a grande estrela é a Giant Dipper, uma robusta montanha-russa de madeira com 28 metros de altura, inaugurada em 1924 e responsável há décadas por gritos, berros e olhos bem fechados.

Hoje em dia ela não é o único brinquedo emocionante da cidade; o calçadão ainda conta com a torre Double Shot, com 38 metros de altura (para os amantes de adrenalina). Se estiver à procura de atrações mais calmas, dê uma volta no carrossel Looff, de 1911, cuidadosamente restaurado (sim, é crina de cavalo de verdade na cauda do seu corcel pintado). Um fliperama fechado (barulhento, mas bem divertido) oferece laser tag, minigolfe, jogos e vários videogames. Passeie mais sossegado sobre todo esse cenário a bordo do funicular Sky Glider, que proporciona vistas da praia, das atrações e de Santa Cruz Mountains — imagens dignas de uma GoPro. Nas quartas-feiras, durante verão, assista gratuitamente a filmes ao ar livre na praia; às sextas-feiras, veja concertos também de graça.