Error message

Lingotek profile ID 4 not found.
St. Helena, Califórnia
Ian Dagnall/Alamy

St. Helena

St. Helena vca_maps_sfbayarea_0
St. Helena
Faça compras, aproveite os restaurantes e saboreie degustações nesta cidade da região vinícola perfeita para fotos

Apelidado de “rua principal do Vale de Napa”, o centro de St. Helena, uma cidade charmosa da região vinícola, está cheio de lojinhas encantadoras, galerias de arte e ótimos cafés em prédios históricos. É um lugar bom para andar, de aproximadamente um quilômetro — você pode visitar lojas gourmet, butiques de moda e lojas de doces (experimente os mendiants, discos de chocolate cravejados com nozes e frutas secas, na Woodhouse Chocolate).

O centro de St. Helena é cercado de vinícolas, como a icônica Merryvale Vineyards, que foi a primeira vinícola a abrir em Napa Valley depois do fim da Lei Seca em 1933. A Clif Family Winery — sim, dos mesmos donos da empresa de barrinhas energéticas — oferece degustações de vinhos com produção limitada, além de harmonizações de vinhos e pratos e da opção mais casual oferecida pela Clif Family Bruschetteria Food Truck. Outra boa opção é a Hall Wines, que exibe espetacular arte descolada, esculturas e uma sala de degustação em uma “casa de vidro”. (Não deixe de cumprimentar o mascote Bunny Foo Foo, uma escultura de coelho de aço inoxidável, com cerca de 10,5 metros de altura, na entrada da vinícola.)

O compacto centro da cidade inclui o Harvest Inn, do qual o famoso restaurante Harvest Table faz parte. No extremo norte da cidade, no majestoso Restaurant at Meadowood, você pode apreciar uma refeição de um restaurante com três estrelas no Guia Michelin ou conferir a programação do restaurante administrado pelos alunos da Napa Valley Cooking School para saborear pratos preparados por jovens chefs da pequena, mas ilustre, instituição.

Uma ótima opção entre refeições e degustações de vinho é o Robert Louis Stevenson Museum, próximo à biblioteca local. Em 1880, o futuro autor de A ilha do tesouro estava por lá em lua de mel e encontrou uma cabana abandonada em Silverado — à época uma remota cidade-fantasma de mineração no Monte Saint Helena. Sem dinheiro, ele morou lá com sua esposa durante várias semanas. Em 1883, ele publicou um livro de memórias dos seus dias na cidade, The Silverado Squatters. Atualmente, diversos de seus artefatos estão em exposição no museu. Você também pode fazer um pouco de exercício quando visitar o Parque Estadual Robert Louis Stevenson: uma trilha de 8 km em um terreno acidentado, que leva ao cume do Mt. St. Helena levará você a um ponto de observação de onde poderá ver uma boa parte da Área da Baía de San Francisco.

 

Vinhedo no Vale de Napa
Mathew Spolin/Getty Images

Destaque: Napa Valley

St. Helena vca_maps_sfbayarea_0
8
December
Average (°C)
Dec - Feb
14°
High
2°
Low
Mar - May
22°
High
6°
Low
June - Aug
31°
High
10°
Low
Sept - Nov
24°
High
7°
Low

O Vale de Napa reina como a região das grandes propriedades, salas de degustação amplas, cidades pitorescas e opções de hospedagem elegantes, muitas delas ao longo da famosa Trilha Silverado. Cerca de uma hora de carro ao norte de San Francisco e com mais de 400 vinícolas, o Vale de Napa é o paraíso dos conhecedores de vinhos, que convida os visitantes a ir além dos vinhos Cabernet Sauvignon e Chardonnay, típicos da região. Não perca, por exemplo, o Merlot redescoberto, cuja textura aveludada e sabor de cereja terrestre são atrativos para uma nova geração de fãs de vinho tinto.

Considerado há muito tempo como a região vinícola mais famosa da Califórnia, o Vale de Napa tornou-se destaque mundial depois do Julgamento de Paris, em 1976, quando um Chardonnay Chateau Montelena de Calistoga derrotou nove Chardonnays em uma degustação às cegas em Paris, que incluiu garrafas extremamente prestigiadas da França. Na época, a França era considerada a região vitivinícola do mundo, mas este triunfo mudou para sempre a percepção internacional dos vinhos do norte da Califórnia.

Hoje, a região possui algumas das uvas para vinho mais cobiçadas do mundo, como a To Kalon Vineyard, plantada na década de 1860, assim como vinhos cult contemporâneos, como o Screaming Eagle e o Harlan Estate. A gastronomia do Vale de Napa também lança mão dos seus vinhos — dezenas de restaurantes de nível internacional oferecem pratos harmonizados com as suas safras.

Quando visitar o Vale de Napa? Cada estação tem seus encantos. As folhas de uva emergentes da primavera deixam as encostas com um brilho verde, retidas com faixas douradas de flores de mostarda. O verão se aquece com eventos e festivais (e suas multidões participantes), então planeje nos horários lotados. O outono traz a época do esmagamento, quando vinhedos e vinícolas ficam cheios de trabalhadores. O inverno traz a tranquilidade: o pessoal local sabe que esse é o momento de fazer reservas na constelação de restaurantes com estrelas do Guia Michelin da região, comprar presentes de Natal nas cidades enfeitadas, mas mais tranquilas, curtir o Trem do Vinho no Vale de Napa e relaxar de forma mais privativa em spas de luxo.

 

Hospedagem de Luxo de Napa Valley
Cortesia de Auberge du Soleil

Hospedagem de Luxo de Napa Valley

St. Helena vca_maps_sfbayarea_0
Hospedagem de Luxo de Napa Valley
O luxo espera por você nesses refúgios sofisticados na região vinícola

Assim como os vinhos, os hotéis e resorts de Napa Valley não decepcionam. Não importa se você opta por reservar uma estadia em um dos refúgios mais bucólicos ou prefere uma cidade mais agitada — você verá que o toque tipicamente californiano à hospitalidade é nada menos do que encantador. O luxo começa assim que você passa pelo portão de entrada do Meadowood Napa Valley. Você vê as piscinas ensolaradas e as quadras de tênis, e vislumbra os 1.300 metros quadrados do Architectural Digest – um spa conceituado escondido em uma encosta arborizada. Você é recepcionado com vinhos e biscoitos de cortesia e, em seguida, levado de carrinho ao seu chalé particular para que possa relaxar antes de participar de um jogo de croquet ou golfe ou fazer um tratamento no luxuoso spa, seguido de um jantar extraordinário no The Restaurant at Meadowood com três estrelas do Guia Michelin.

Assim é a vida de resort no Napa Valley, que oferece uma variedade de acomodações luxuosas. O Auberge du Soleil, por exemplo, fornece todo o serviço de nível internacional e luxos exigido por sua designação Relais & Châteaux, e o Solage Calistoga tem um spa geotérmico de 1858 metros quadrados (o tratamento com lama é indispensável), além de um novo átrio do Chef ao ar livre no Solbar, com classificação do Guia Michelin. O centro de Napa, por sua vez, oferece o Archer Hotel, com um terraço que vale a visita por si mesmo e é conhecido por suas noitadas animadas e seu spa de luxo.

A vida de resort em Napa Valley inclui chalés privativos, spas geotérmicos e alimentos cozidos na manteiga Bouchon levados ao seu quarto para o café da manhã.

Também em Calistoga, você encontra o Indian Springs Resort, um refúgio de luxo com raízes profundas que remonta a 1861, conhecido por seu spa alimentado por gêiseres geotérmicos naturais. Ali perto, o The Bergson, com seu estilo europeu requintado, tem 21 quartos e suítes de luxo, com lareiras, mobília dourada sofisticada, pátios privativos, banheiras de hidromassagem e varandas para tomar um espumante antes de deitar.

Como um refúgio ainda mais privativo, o Napa's Poetry Inn recebe clientes ricos e famosos em um refúgio de 16 hectares em uma encosta de montanha que faz você se sentir casa. A aproximadamente 5 km de distância, em Yountville, você encontra o Bardessono, um hotel e spa refinado com jardins japoneses, especializado em oferecer aos hóspedes o melhor detox digital.  Outro lugar encantador, o Napa Vineyard Inn, foi construído em 1901 como sede de fazenda, mas agora é uma pousada de luxo com cinco quartos. Decorado com móveis Restoration Hardware e linho, a pousada também possui um chalé privativo de dois quartos e vistas de vinhas. Para que o seu dia seja perfeito, comece apreciando o café da manhã delicioso da Bouchon Bakery, com muita manteiga, no seu quarto.

 

Napa à beira do rio à noite
Jerry Alexander/Alamy

Downtown Napa

St. Helena vca_maps_sfbayarea_0
Downtown Napa
O casual country vira cosmopolita

A movimentada cidade de Napa, nas margens do rio Napa, comemora uma reinvenção cheia de glamour. Houve um período, não muito tempo atrás, em que a cidade era uma área residencial pacata com centros comerciais pequenos. Entretanto, a chegada de restaurantes de chefs famosos, opções de hospedagem de luxo, parques e calçadões à beira do rio bem cuidados e dezenas de salas de degustação transformaram a região em um destino turístico de luxo.

Destacam-se o Mercado Público de Oxbow, uma praça de alimentação agitada onde você pode apreciar ostras no Hog Island, saborear embutidos artesanais da Fatted Calf se se esbaldar com as trufas e os caramelos da Anette’s Chocolates. Se depois de degustar vinhos você tiver vontade de comer uma boa pizza, experimente a orgânica assada em forno a lenha do Ca’ Momi do mercado, que tem certificado da VPN (Vera Pizza Napoletana) e da APN (Associazione Pizzaiuoli Napoletani). O restaurante também desempenha um papel importante na vida noturna de Napa, com o seu espaço para shows que recebe bandas ao vivo regularmente.

Para apreciar ainda mais o prazer da boa comida, experimente o sushi do Morimoto Napa, nas proximidades, prove os pratos elegantes do chef Ken Frank no La Toque que tem estrelas do Guia Michelin, ou descubra alguns restaurantes com ingredientes locais mais espetaculares da região vinícola à beira do rio Napa no Celadon. Em seguida, assista a um show na mesma rua, no posto avançado do famoso Blue Note de Nova York, dentro de um dos polos sociais e culturais da região, a Napa Valley Opera House.

Um dos melhores novos empreendimentos da região também reúne muita coisa boa. O St. Clair Brown é uma vinícola e restaurante de luxo emoldurado por um jardim orgânico de 418 metros quadrados, com vista para o trajeto do Napa Valley Wine Train, o trem do vinho (os clientes costumam acenar quando a locomotiva passa).

Para pernoitar, você tem muitas opções para descansar e relaxar, como o hotel Andaz Napa com sofisticação de cidade grande, e a incrivelmente romântica mansão Churchill Manor, com notáveis molduras de madeira de sequoia de floresta primária e lustres de cristal, que oferece hospedagem com café da manhã incluso. Os pernoites no histórico Napa River Inn incluem um café da manhã da padaria Sweetie Pies, no andar de baixo, que é um banquete. O Cedar Gables Inn, de administração familiar, oferece uma série completa de aulas de culinária, onde os convidados dividem um jantar que eles ajudaram a fazer, harmonizado com vinhos locais selecionados.

 

Trilha Silverado de Napa Valley
Roberto Soncin Gerometta/Getty Images

Trilha Silverado de Napa Valley

St. Helena vca_maps_sfbayarea_0
Trilha Silverado de Napa Valley
Siga a inesquecível rota do vinho do Napa Valley

Esta estrada rural de duas pistas, ladeada por carvalhos escuros e vinhas de classe mundial, é o epíteto de Napa Valley. As terras ao redor são pontilhadas com tantas vinícolas que você poderia viajar uma semana direto e ainda não visitaria todas elas. Construída em 1852 como a primeira estrada permanente ligando cerca de 48 quilômetros entre as cidades de Napa e Calistoga, a Silverado Trail é a contrapartida bucólica e paralela da movimentada rodovia estadual 29. Aproveite a viagem ao longo desta rota panorâmica (ou alugue uma bicicleta e pedale todo o trecho), abraçado pelas colinas da parte leste do vale.

As vinícolas de prestígio próximas a Silverado Trail incluem Joseph Phelps, ZD Wines, e Signorello Winery — mais o famoso conjunto de vinícolas de Stags Leap District , criando a famosa meca de Cabernet Sauvignon e outros vinhos tintos encorpados de Napa Valley. (Signorello, na cidade de Napa, foi uma das poucas vinícolas a sofrer grandes danos nos incêndios de 2017. A construção da vinícola foi destruída, mas será reconstruída próximo às vinhas e à adega subterrânea, que não sofreram danos. Algumas partes do Stags Leap District, no entanto, sofreram danos limitados.) Há vinho espumante aqui também, especialmente em Mumm Napa, onde você pode saborear o borbulhante fino em um elegante pátio, em um salão nobre de degustação, ou enquanto anda pela elaborada galeria de arte.

Outras voltas levam você a resorts luxuosos do território do vinho, como Auberge du Soleil da Relais & Châteaux’s ou o gracioso Solage Calistoga. Para ver um dos refúgios mais deslumbrantes de toda a região, pegue a longa e frondosa estrada que corta as terras bem cuidadas de Meadowood Napa Valley para um almoço ao ar livre no ajardinado The Grill.

E caso queira ostentar ainda mais, jante no The Restaurant, em Meadowood, com classificação Michelin três estrelas, que tem um serviço impecável, cardápio meticuloso da fazenda até a mesa, e — é claro — excelentes vinhos de Napa Valley. Você pode até pernoitar e aproveitar o excelente spa e campo de golfe do resort.