Vinhedo no Vale de Napa
Mathew Spolin/Getty Images

Destaque: Vale de Napa

O Vale de Napa reina como a região das grandes propriedades, salas de degustação amplas, cidades pitorescas e opções de hospedagem elegantes, muitas delas ao longo da famosa Trilha Silverado. Cerca de uma hora de carro ao norte de San Francisco e com mais de 400 vinícolas, o Vale de Napa é o paraíso dos conhecedores de vinhos, que convida os visitantes a ir além dos vinhos Cabernet Sauvignon e Chardonnay, típicos da região. Não perca, por exemplo, o Merlot redescoberto, cuja textura aveludada e sabor de cereja terrestre são atrativos para uma nova geração de fãs de vinho tinto.

Considerado há muito tempo como a região vinícola mais famosa da Califórnia, o Vale de Napa tornou-se destaque mundial depois do Julgamento de Paris, em 1976, quando um Chardonnay Chateau Montelena de Calistoga derrotou nove Chardonnays em uma degustação às cegas em Paris, que incluiu garrafas extremamente prestigiadas da França. Na época, a França era considerada a região vitivinícola do mundo, mas este triunfo mudou para sempre a percepção internacional dos vinhos do norte da Califórnia.

Hoje, a região possui algumas das uvas para vinho mais cobiçadas do mundo, como a To Kalon Vineyard, plantada na década de 1860, assim como vinhos cult contemporâneos, como o Screaming Eagle e o Harlan Estate. A gastronomia do Vale de Napa também lança mão dos seus vinhos — dezenas de restaurantes de nível internacional oferecem pratos harmonizados com as suas safras.

Quando visitar o Vale de Napa? Cada estação tem seus encantos. As folhas de uva emergentes da primavera deixam as encostas com um brilho verde, retidas com faixas douradas de flores de mostarda. O verão se aquece com eventos e festivais (e suas multidões participantes), então planeje nos horários lotados. O outono traz a época do esmagamento, quando vinhedos e vinícolas ficam cheios de trabalhadores. O inverno traz a tranquilidade: o pessoal local sabe que esse é o momento de fazer reservas na constelação de restaurantes com estrelas do Guia Michelin da região, comprar presentes de Natal nas cidades enfeitadas, mas mais tranquilas, curtir o Trem do Vinho no Vale de Napa e relaxar de forma mais privativa em spas de luxo.

 

Napa à beira do rio à noite
Jerry Alexander/Alamy

Downtown Napa

Destaque: Vale de Napa vca_maps_sfbayarea_0
Downtown Napa
O casual country vira cosmopolita

A movimentada cidade de Napa, nas margens do rio Napa, comemora uma reinvenção cheia de glamour. Houve um período, não muito tempo atrás, em que a cidade era uma área residencial pacata com centros comerciais pequenos. Entretanto, a chegada de restaurantes de chefs famosos, opções de hospedagem de luxo, parques e calçadões à beira do rio bem cuidados e dezenas de salas de degustação transformaram a região em um destino turístico de luxo.

Destacam-se o Mercado Público de Oxbow, uma praça de alimentação agitada onde você pode apreciar ostras no Hog Island, saborear embutidos artesanais da Fatted Calf se se esbaldar com as trufas e os caramelos da Anette’s Chocolates. Se depois de degustar vinhos você tiver vontade de comer uma boa pizza, experimente a orgânica assada em forno a lenha do Ca’ Momi do mercado, que tem certificado da VPN (Vera Pizza Napoletana) e da APN (Associazione Pizzaiuoli Napoletani). O restaurante também desempenha um papel importante na vida noturna de Napa, com o seu espaço para shows que recebe bandas ao vivo regularmente.

Para apreciar ainda mais o prazer da boa comida, experimente o sushi do Morimoto Napa, nas proximidades, prove os pratos elegantes do chef Ken Frank no La Toque que tem estrelas do Guia Michelin, ou descubra alguns restaurantes com ingredientes locais mais espetaculares da região vinícola à beira do rio Napa no Celadon. Em seguida, assista a um show na mesma rua, no posto avançado do famoso Blue Note de Nova York, dentro de um dos polos sociais e culturais da região, a Napa Valley Opera House.

Um dos melhores novos empreendimentos da região também reúne muita coisa boa. O St. Clair Brown é uma vinícola e restaurante de luxo emoldurado por um jardim orgânico de 418 metros quadrados, com vista para o trajeto do Napa Valley Wine Train, o trem do vinho (os clientes costumam acenar quando a locomotiva passa).

Para pernoitar, você tem muitas opções para descansar e relaxar, como o hotel Andaz Napa com sofisticação de cidade grande, e a incrivelmente romântica mansão Churchill Manor, com notáveis molduras de madeira de sequoia de floresta primária e lustres de cristal, que oferece hospedagem com café da manhã incluso. Os pernoites no histórico Napa River Inn incluem um café da manhã da padaria Sweetie Pies, no andar de baixo, que é um banquete. O Cedar Gables Inn, de administração familiar, oferece uma série completa de aulas de culinária, onde os convidados dividem um jantar que eles ajudaram a fazer, harmonizado com vinhos locais selecionados.