Flores de cerejeira na Japantown de San Francisco
Michael Ocampo/Flickr

ABRIL

Northern California Cherry Blossom Festival

Programado para coincidir com o desabrochar das delicadas flores de cerejeira na primavera, o Festival da Flor de Cerejeira no Norte da Califórnia é, há muito tempo, um dos favoritos da cidade, que apresenta tanto a cultura japonesa quanto a comunidade nipo-americana da região. Desde 1968, o festival é realizado durante dois fins de semana em abril, com barracas de comida, apresentações culturais, artes marciais e bandas ao vivo, estendendo-se pela Post St., entre a Laguna St. e a Fillmore St.

A maioria das atividades, como o Queen Program e a Grand Parade é realizada em torno do bairro japonês, o Japantown (o site do festival tem um mapa para download). Você pode escolher entre workshops e demonstrações de cerimônias do chá, ikebana (arranjos de flores), bonsai (árvores em miniatura), origami e fabricação de bonecas. Assista a dançarinos e ouça música e instrumentos tradicionais japoneses, incluindo koto (instrumento parecido com as harpas), shakuhachi (flauta de bambu) e shamisen. Dentro do evento, haverá um festival de tambores taiko e áreas dedicadas à cultura pop em que o Oriente encontra o Ocidente, voltadas ao anime, ao J-Pop e aos jogos.

A parada, que é o encerramento do festival, começa no Civic Center e segue até a Polk St. com a Post St., terminando na esquina da Post com a Fillmore.

Evidentemente, essa época do ano é adequada para ver as cerejeiras da cidade em flor. Na cultura japonesa, essas flores representam a beleza e a fragilidade da vida. Você verá muitas dessas flores no Japanese Tea Garden doParque Golden Gate.

Informação privilegiada: é recomendável que os visitantes usem o transporte público — o MUNI tem pontos de ônibus a alguns quarteirões do local — ou organizem uma carona solidária para vir ao festival, já que não há muito espaço para estacionar.